16 abril, 2013

Defiance estreia no Brasil


Hoje o canal SyFy estreia sua grande aposta para 2013. Produzida com o objetivo de ser lançada como um grande evento mundial, como The Walking Dead eGame of Thrones, Defiance é uma série que já entra para a história da TV como a primeira a vir atrelada a um videogame online, produzido pela Trion Worlds, que está disponível desde o dia 2 deste mês.

Criada por Rockne S. O’Bannon (Farscape, Cult), com roteiros de Tim Walsh e Craig Gore, a série narra a história da Terra após a chegada de alienígenas, a qual gerou uma guerra. Com o fim do conflito, tem início a era da reconstrução. Jeb Nolan (Grant Bowler, visto em True Blood), retorna à cidade de St. Louis, agora chamada de Defiance, um lugar onde vivem humanos e alienígenas civis.

Logo ele assume o cargo de xerife, enfrentando toda espécie de criminosos. Jeb tem como assistente a jovem Irisa (Stephanie Leonidas), uma guerreira alienígena da raça Irathients que ele adotou depois de matar seu pai. Mais detalhes sobre os personagens e o enredo aqui.

Os principais eventos apresentados na TV, tais como revoluções, desastres naturais e ataques alienígenas, serão retratados no game e vice-versa. Apesar disso, os produtores garantem que o público poderá acompanhar a série e o game de forma independente. O game estará acessível para usuários de PC, Xbox 360 e PlayStation 3.

O problema de Defiance não é sua proposta e sim o roteiro, que está restrito a uma zona de conforto. Reutilizando ideias, cenas e tipos de personagens já vistos em outras produções,Defiance é um faroeste espacial que, a julgar pelo episódio piloto, não investe na criatividade nem ‘gasta neurônios’ para desenvolver sua trama. Prefere a reciclagem para garantir sua ‘fórmula de sucesso’.

Qualquer pessoa que já tenha visto uma quantidade razoável de séries e filmes conseguirá completar as frases dos personagens ou prever o que eles farão, bem como a trajetória que a história seguirá.

A esperança de Defiance para que ela construa um caminho próprio é o aprofundamento dos personagens. Neste momento, a impressão que se tem ao assistir o piloto apresentado à impressa, é a de que a série só existe como um pretexto para lançar um novo videogame.

Jeb Nolan é uma espécie de Han Solo vestido à la Indiana Jones que tem sempre um comentário cômico na ponta da língua. Com ele viaja uma alienígena que não parece se importar com a sociedade em geral. Logo no início, o episódio reutiliza a mesma cena já vista milhões de vezes em filmes de ficção: a chegada das naves alienígenas ao planeta Terra.

Quando Defiance é introduzida, abre-se o leque para dezenas de tramas já vistas ‘em outros carnavais’ (incluindo aquela que ‘não pode deixar de faltar’ nas séries de TV ou novelas: Romeu e Julieta). Diálogos clichês, redundantes e expositivos prolongam o sofrimento do telespectador. O episódio termina, é claro, com uma batalha que serve para fortalecer a importância de Jeb na série e na cidade.

Assassinato, sabotagem e conspiração também são introduzidos na série que, neste primeiro momento, tem sua qualidade restrita ao visual.

Segundo o canal, a série estreou nos EUA com um total de 2.7 milhões de telespectadores, 1.3 milhões entre o público alvo. Uma das melhores audiência do SyFy nos últimos anos.

Fonte: Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário